Ranking Nacional Multinivel

Último trimestre - Jan a Mar 2021

Com as informações que recolhemos direta e indiretamente e segundo elementos estatísticos que conseguimos apurar, elaboramos o seguinte Ranking Nacional das principais Empresas que operam em Portugal nesta Área. É o único Ranking existente e somos pioneiros nesta recolha e analise de informação. Um dos principais critérios deste Ranking é a faturação do ultimo trimestre. Em Julho de 2021 será atualizado com os dados relativos aos meses de Abril a Junho de 2021.

Jan - Mar 2021        TRIMESTRE ANTERIOR

① Vorwerk                                                     =              
② Oriflame                                                    = 
③ Avon                                                           = 
④ Lr Health & Beauty                                 =
⑤ iAD                                                            ⇫⑶ 
⑥ Prouvé                                                       = 
⑦ Herbalife Nutrition                                 ⇩⑵
⑧ Yves Rocher                                             ⇩⑴
⑨ Mary Kay                                                  =
Amway                                                      =
Younique                                                   =
Fm World                                                  =
⑬ Acn                                                            ⇫⑵  
⑭ 4Life Research                                         =
⑮ Rede Facil                                                 =
⑯ Tupperware Brands                                  =

   Ariix
   Jeunesse
ⓐ    doTerra

   Fora do Ranking por falta de faturação em Portugal


Análise do trimestre (Jan-Mar 2021): No período anterior, não tivemos grande alteração, duas subidas, duas descidas. A registar uma grande quebra na faturação da Herbalife.

No próximo Trimestre esperamos uma subida generalizada das faturações de todas as Empresas, e a partir de Agosto, dependendo das restrições em vigor, já são esperadas salas físicas de apresentação de negócios, nos locais habituais. 

Antes do final deste trimestre iremos analisar duas novas entradas no mercado Português, da Russa "Faberlic" e da Sul Coreana "Atomy". 


Análise do trimestre (Out-Dez 2020): No trimestre anterior, devido a demora na obtenção de dados, apenas agora conseguimos juntar toda a informação e elaborar o presente ranking.

No top da tabela continua tudo praticamente igual, embora todas as Empresas presentes na tabela, incluindo as cimeiras, caíram um pouco na facturação. No ano interior no mesmo período, foi diferente, pelo que poderá ser o efeito da pandemia, com menores contactos sociais e menos difusão do marketing relacional.

A subir temos novamente as Empresas que subiram no trimeste anterior, a Prouvé e a Iad. A Prouvé subindo dois lugares, e quase duplicou a sua presença em Portugal, em relação ao período anterior, tendo o maior líder mundial agora em Portugal e é a Empresa que mais cresce em número de membros activos em Portugal. A iAD, que em Outubro 2020 bateu os seus records de vendas em Portugal, sendo neste momento a Empresa de Multinível em Portugal que mais cresce em facturação.

Pela negativa temos a VA GLOBAL, a única empresa totalmente Portuguesa, que saiu directamente do nosso Ranking, para a secção das Empresas que desaconselhamos. Um projecto muito interessante com um bom plano de marketing inicial, mas ao perdeu a sua marca própria e exclusiva levou ao afastamento de uma grande parte da sua rede. A introdução sucessiva de novas áreas de negócio, com sucessos meramente iniciais, mostraram uma administração com uma gestão desastrosa. Uma gestão que decidimos premiar como o flop 2020. Passando da uma grande promessa em 2019 ao desastre do ano em 2020.

Registamos também uma reentrada no nosso Ranking, a Rede Fácil, mais conhecida por cafés Marita, que apesar de não ter sede em Portugal e ter práticas fiscais um pouco desaconselhadas, conseguiu no último trimestre subidas significativas de facturação, conquistando novamente um lugar no ranking.


Analise do trimestre (Jul-Set 2020): No período anterior, não verificamos grandes alterações significativas, embora registamos algumas situações que iremos analisar adiante:

A Vorwerk continua n. º1, distanciando-se cada vez das outras empresas em volume vendas, não tendo neste momento em Portugal, ninguém que se aproxime em volume de faturação.
A Oriflame, pela primeira vez passou a Avon, ainda muito distante do primeiro lugar em faturação, mas consegue alcançar o segundo lugar neste trimestre. Muitos parabéns a todos os seus distribuidores.


Nos lugares intermédios tudo muito idêntico, apenas destacar pela negativa a VA GLOBAL, que dá o trambolhão do ano, caindo do 6º lugar o 13º lugar da tabela, descendo 6 posições num único trimestre, batendo o recorde das descidas desde que há registos.
Notamos que a sua comunicação com os distribuidores sempre foi muito amadora, levando ao abandono dos principais líderes no último ano. Sucessivas introduções de novas áreas de negócio sem consolidação das anteriores, lançamento de imobiliária em multinível em jeito de "aprendiz de feiticeiro", fizeram a Empresa chegar ao seu pior trimestre de sempre, podendo mesmo sair deste ranking no próximo trimestre, por falta de faturação.


No meio da tabela, pela positiva temos as Empresas entre os lugares 6º e 12º, que subiram ligeiramente as suas faturações e têm criado muita envolvência dos seus membros nas suas salas virtuais, gerando vendas e entradas significativas, diminuindo assim a distancia entre os durantes cimeiros, muitos parabéns pela adaptação que souberam fazer face a situação atual.

Nos últimos lugares não se verificaram alterações, assim como nas Empresas de fora do Ranking por falta de faturação em Portugal.
A nota final vai para a situação de Pandemia, que parece ter consolidado rotinas nas Empresas deste ranking, menos salas presenciais e mais conferencias online mostram ser o "novo normal" do Marketing de rede Nacional.


Analise do trimestre (Abr-Jun 2020): Neste último trimestre, vivemos um dos períodos mais atípicos das nossas vidas, com muitas mudanças de hábitos e alterações do nosso quotidiano. O universo do multinível, não foi excepção, as Empresas que melhor conseguiram adaptar-se e compreender o que se estava a passar, obtiveram melhores resultados. Enquanto algumas reclamavam e lamentavam publicamente pelo facto de não existir salas de apresentação presenciais, devido ao afastamento social imposto pela situação sanitária, outras rapidamente tiveram uma percepção muito clara daquilo que estava a acontecer, tendo feito uma implementação rápida de Ferramentas de videoconferência nas suas rotinas de funcionamento, superando assim a situação actual e minimizando as suas perdas.

Em relação ao Ranking, poucas mexidas significadas a registar, quer no TOP, no meio da tabela e ou últimos lugares. As Empresas que continuam fora por falta de facturação significava, mantiveram a sua situação inalterável, cada vez a facturar menos e a desaparecer do mercado Português.

No Top da tabela temos uma subida da facturação da LR, ultrapassando a Herbalife. A Portuguesa VA GLOBAL, acrescentou muito recentemente uma nova área de negócio na rede binária, VA Global Real Estate, é neste momento a única Empresa de Multinível no mundo com uma imobiliária a funcionar em sistema Binário. A salientar que a Empresa vai a caminho do seu 5 ano de existência, sendo um motivo de orgulho para este Ranking, pelo facto de ser totalmente nacional a ser pioneira em vários factores, destacando-se de toda a concorrência. O seu ponto menos positivo, continua a ser a comunicação com a rede de Distribuidores, pouco clara e fora de tempo e muito amadora para uma Empresa que vai fazer 5 anos.

A subir temos também a Polaca Prouve, com muitas novidades no último trimestre, das quais se destacam uma nova forma de receber comissões, com o lançamento do seu cartão próprio Mastercard, com muitas vantagens em relação a maioria das Empresas em Portugal. No último trimestre registou a maior subida percentual de entrada de novos membros desde a sua existência e as suas salas online são muito participadas.

Nos próximos meses as salas online vão a ser predominância nas apresentações negócio, espera-se que no segundo trimestre de 2021 esta situação venha a alterar-se e voltemos a ter novamente apresentações presenciais, assim como a retoma dos eventos Nacionais mais importantes das diversas Empresas, contudo a modelo online veio para ficar e complementar a divulgação das oportunidades.

No próximo trimestre voltamos com novas análises e a actualização do Ranking, agradecendo desde já a todos os Leitores, (Consultores e Empresas) que nos têm feito chegar todas as novidades de novos produtos, bónus e alterações significativas de planos de marketing. Bem hajam a todos e um até breve.


Analise do trimestre (Jan-Mar 2020): Este trimestre não teve grandes alterações significativas na classificação das empresas existentes. Registamos duas novas entradas, e uma logo directamente para primeiro lugar, que seguidamente vamos dar conta. A salientar, temos infelizmente uma grande baixa na facturação trimestral em quase todas as Empresas, como já vem sido habitual em todos os inícios de ano. A contrariar esta tendência, temos um aumento muito significativo em quase todas as empresas, de novos distribuidores.

Este facto deve-se aos inúmeros eventos do último trimestre:

- No dia 04 Janeiro, a LR, eleita como a melhor Empresa Multinível em 2019, conseguiu juntar quase 450 pessoas, foram lançados novos produtos, decorreram imensas acções de formação e teve presença dos principais líderes. Até agora foi o maior evento de 2020. A VA GLOBAL no mesmo dia, teve também o seu evento de arranque de ano, juntando na sua Sede cerca de 50 distribuidores. Já no decorrer do trimestre lançou novas parcerias Multinivel com a VODAFONE e MEO, tendo agora os 3 operadores. Vai também lançar brevemente uma nova parceria para gás e electricidade em Multinível.

- No dia 11 de Janeiro a Prouvé e a FM World Portugal tiveram nos seus Kick Off 2020, juntando cerca de 300 pessoas em cada um dos seus eventos. Foram lançadas grandes novidades e houve muita formação. A salientar que na Prouvé teve presente o maior patamar da Empresa em todo o mundo e o maior líder Ibérico e tiveram presentes Lideres da Espanha, França, Suíça e Bulgária.

No próximo trimestre as expectativas de facturação, são francamente melhores, visto que houve uma forte adesão de novos distribuidores no período anterior e existe uma grande expectativa de concretização com novas dinâmicas. Além desse facto, seguindo a tendência dos últimos anos o período da Pascoa é muito forte em realização de vendas.

Neste trimestre registamos duas novas entradas no mercado Nacional, uma muito tímida, a "doTerra", (tal como Jeunesse, Ariix e Rede Fácil), praticamente a sua facturação não tem a mínima expressão em Portugal, motivo pelo qual fica de fora do Ranking.

A outra grande entrada é a Vorwerk, e logo para o 1º Lugar do Ranking de facturação. Apesar de sabermos que a sua estrutura é menos de 10% em Multinível e mais de 90% focada na venda directa, e a União de Networkers dar sempre a preferência Empresas de Multinível, não podíamos deixar de fora este gigante, pois é a Empresa líder de facturação em Portugal (detentora das marcas Bimby e kobold com muita expressão de vendas em Portugal) e lidera a venda directa continente Europeu há muitos anos, sem concorrência, com uma grande distância do segundo classificado. Outro factor que tivemos em linha de conta para inclui-la no nosso ranking, é ter alguns Leitores que a representam há alguns anos e nos relatam histórias de sucesso, enviando informação regular sobre a mesma.

No próximo trimestre voltamos com mais novidades, fazendo desde já um apelo a todos os Leitores, sejam distribuidores/consultores ou Empresas Multinível, para nos fazerem chegar todas as notícias de novos produtos, novos bónus ou alterações significativas de planos de marketing. Desta forma a nossa análise pode ser ainda mais completa e detalhada. Bem hajam a todos.

Analise do trimestre (Out-Dez 2019): No último trimestre do ano, tivemos algumas novidades muito interessantes, desde já uma grande novidade da União de Networkers Portugueses, a criação dos prémios MPA, Multinível Portugal Awards, que vão ser anunciados já dia 02 Janeiro de 2020. Relativamente a eventos, houve um aumento significativo no trimestre anterior em todo o território Nacional nomeadamente em Porto, Lisboa, Coimbra, Aveiro, Caldas da Rainha, Faro, Loulé, Setúbal, Lamego, Sintra, Batalha, Sesimbra Santarém, Torres Vedras, Guimarães, Estremoz, Paredes, Vila Nova de Gaia, Évora e Funchal, foram as Cidades mais activas onde se registaram inúmeros eventos de diversas Empresas. Tivemos também uma Convenção Internacional, que já iremos analisar mais adiante.

Nos destaques, pela positiva temos, a VA GLOBAL que ascendeu 4 admiráveis posições no nosso Ranking, a LR continua a crescer e a consolidar-se muito bem na 4ª posição e quase a ultrapassar a Herbalife, sendo candidata a melhor Empresa Multinível 2019 em Portugal. A iAD Portugal também cresceu ligeiramente subindo uma posição.

Pela negativa, temos 3 empresas que se afundaram na sua facturação em Portugal, saindo do ranking, Ariix, Jeuness e Rede Fácil, parecem não ter conseguido fazer uma leitura dos factos durante o ano de 2019. Má comunicação com os distribuidores, preços exorbitantes para o mercado nacional e produtos totalmente desadequadas, ofertas de posições a "falsos líderes" que vieram de fraudes, ajudaram aos grandes fracassos de 2019 em Portugal. Algumas até são grandes multinacionais que mais crescem lá fora, o que prova que o mercado Português é muito particular e nem todas as Empresas conseguem ajustar-se a essa realidade. Foram retiradas do Ranking do último trimestre por terem uma facturação inexistente em Portugal, podendo voltar caso se justifique.

A Prouvé também merece uma referência positiva, depois de ter surgido espantosamente num 10 lugar e ter subido 3 formidáveis lugares no último trimestre, desce agora 3 posições e parece estar a ajustar-se a Portugal.

Relativamente à VA GLOBAL, realizou a sua Convenção Internacional em Outubro em Paços de Ferreira, registando uma enorme adesão com muitas novidades. Estiveram presentes distribuidores e convidados e foram apresentados vários lançamentos: a sua própria criptomoeda, dezenas de novos produtos Gourmet e ainda novas áreas como a Joelharia. Lançou ainda uma parceria com a conceituada JOCEL, um lançamento pioneiro, pela primeira vez no multinível nacional uma oferta de electrodomésticos em rede binaria / venda directa. Mas a Empresa não pára e já lançou uma nova parceria, imagine-se com gigante NOS, colocando o Multinível Nacional noutro nível. Sem dúvida candidata a revelação multinível no 2019. O ponto menos positivo que temos registado é a comunicação da administração da Empresa com a rede, tanto na forma, periodicidade e conteúdo.

Relativamente aos Eventos em 2020, vamos ter muitos e para todos os gostos. A Prouvé vai realizar o seu 1ª Encontro Nacional de Parceiro Prouvé no dia 11 de Janeiro em Lisboa. Na mesma data, coincidência ou não, a FM World Portugal, vai fazer também em Lisboa o seu Kick Off anual. No dia 04 de Janeiro, mas no Norte do País, temos dois eventos, a LR com o seu Kick Off 2020 em Ílhavo e também no mesmo dia em Paredes a VA GLOBAL na sua Sede, tem um evento de preparação para 2020. Iremos estar presentes nestes e noutros eventos e dar notícias no próximo trimestre.

Desejamos um excelente ano 2020 a todos os Distribuidores e Empreendedores que nos seguem.


Analise do trimestre (Jul-Set 2019): Trimestre sem grandes alterações significativas no topo da tabela, visto que o volume de vendas e facturação manteve-se estável nessas Empresas.

No fundo da tabela continua tudo idêntico aos trimestres anteriores, as quatro Empresas com facturações insignificantes e quase a desaparecer no mercado Português. Apenas figuram nesta lista e por respeito aos distribuidores que nos seguem, que vão enviando informações regulares e também na expectativa que dêem o "salto" de um momento para o outro. Contudo, no final deste ano, se continuarem neste caminho, vão ser removidas deste Ranking.

Pela positiva neste trimestre temos a "Prouvé" que subiu 3 posições na tabela, reforçando a ideia de que as Empresas Polacas de dão muito bem em Território Nacional. A "Younique" é outra boa surpresa deste período, com um marketing muito directo e simples, uma boa comunicação dos seus responsáveis com a rede de distribuidores, que se tem traduzido num crescimento muito significativo nas vendas. 

A destacar pela negativa, temos duas Empresas, "Tupperware Brands" e "VA GLOBAL". "Tupperware Brands" que desceu 3 posições, acompanhando a tendência do mercado em diminuir a utilização do plástico. Relembramos que em 2020, os consumíveis de plástico vão ser proibidos no Espaço Europeu, por uma directiva da União Europeia. Aconselhamos vivamente a todos os distribuidores desta Empresa a posicionarem-se no mercado, pois a Empresa está a cair a pique em Portugal e também em toda a Europa. A "VA GLOBAL", a única Empresa totalmente Portuguesa no Ranking, que no semestre passado esteve em observação pela mudança de gestão, desce 4 posições neste semestre. Registamos uma diminuição da facturação no ultimo trimestre e relatos que a Empresa se está a desviar do multinivel e a focar-se mais na venda directa. Iremos continuar atentos ao que se vai passar na Convenção Internacional do dia 26 Outubro. Tivemos noticia de uma má comunicação dos novos gestores com a rede de distribuidores, esperamos que a situação se altere, pois com as informações que temos, não vemos na "VA GLOBAL" um caso perdido como a "Tupperware Brands".

Relativamente aos eventos nacionais, ocorreram alguns de pequena e grande dimensão, uns que observamos directamente e outros que em estivemos presente. A iAD Portugal e a LR tiveram uma forte adesão nos seus eventos e grande envolvência dos seus distribuidores. Foi dada formação de qualidade e foram apresentadas algumas novidades. Notamos uma excelente comunicação dos directores com todos os distribuidores. 


Analise do trimestre (Abr-Jun 2019): Neste trimestre, as Empresas cimeiras da tabela, mantiveram a sua prestação, não se registando grandes alterações significativas.

        Registamos uma nova entrada, a "Prouvé" e logo para o 10 lugar do Ranking Nacional de Multinivel, é a primeira vez que uma empresa entra no Ranking directamente dentro do TOP 10. Tal como a "FM", parece que as empresas de Multinivel Polacas estão a dar-se muito bem em território nacional;  um bom plano de Marketing, boas margens na venda directa, e um sem fim de ferramentas de fácil alcance, para todos os distribuidores, até mesmo os principiantes na área.

        Este Trimestre temos em observação a VA GLOBAL, a única Empresa Portuguesa presente no Ranking Nacional, que apesar de manter a mesma posição, recentemente alterou a sua gestão e adivinham-se grandes mudanças. No próximo trimestre iremos estar atentos e fazer a nossa analise.

      A destacar na negativa, a gigante Jeunesse, em queda nos dois últimos trimestres, e se já andava quase adormecida, por ter caído 8 posições, agora analisando o ultimo trimestre, volta a cair mais 5 posições ocupando a penúltima posição.
    Ainda a referir a situação da "Rede Fácil", mais conhecida por "Cafés Marita", na ultima posição deste Ranking e com uma facturação quase inexistente em Portugal, quase a desaparecer do Mercado Nacional.


Analise do trimestre (Jan-Mar 2019): Em relação ao período anterior registamos algumas alterações no meio da tabela. Em relação aos lugares cimeiros e aos últimos, continua tudo praticamente na mesma.

A Jeunesse continua em queda abrupta em Portugal, se no trimestre anterior já tinha caído 3 posições, neste semestre desceu mais 5, totalizando uma descida de 8 posições em meio ano. Nunca tal tinha acontecido desde que este Ranking existe. Produtos com preços desadequados ao mercado Português, uma má estratégia de marketing e falta de comunicação com a rede, tem gerado muitos problemas entre equipas, originando saída de muitos distribuidores e percas de muitos clientes, num curto espaço de tempo. Estes são alguns dos principais motivos de uma enorme baixa de facturação em Portugal. Temos esperança que a situação se inverta e tudo volte à normalidade.

Va Global, a única Empresa nacional de Network Marketing presente nesse Ranking, consegue uma subida de 3 lugares neste trimestre. Muito por causa da internacionalização na Europa, abrindo o seu leque para um total de 27 países. Temos registado um grande envolvimento dos distribuidores em eventos muito frequentes e uma grande visibilidade nos media das suas celebridades na promoção do seus produtos.

A Younique, também subiu 2 lugares neste trimestre, notável para uma empresa que entrou no mercado português há menos de 6 meses. Plano muito simples, muito baseado na venda directa e muito pouco em multinível, produtos a preços aceitáveis para o mercado português. Boa comunicação da empresa, reflectindo-se num bom trabalho dos distribuidores com os clientes.


Analise do trimestre (Out-Dez 2018): Como já todos sabem, o mercado nacional de Network Marketing é pequeno comparado com a maioria dos Países da Europa. Atendendo também que a realidade Europeia de Multinivel é muito inferior ao mercado Asiático ou Americano, a nossa realidade é proporcional ao número de habitantes e ainda assim existem algumas Empresas com um volume muito interessante de facturação e alguns Distribuidores com ganhos consideráveis, tanto de vendas directas como de bónus de equipa. 

No ultimo trimestre ocorreram alguns eventos de pequena e média dimensão, uns que observamos outros que estivemos presente. Em relação ao período anterior continua tudo praticamente igual, a registar uma ligeira subida nas vendas originadas pelo período Natalício.  Registamos ainda 3 novas entradas e uma queda muito grande da Jeunesse. 


Analise do trimestre (Jul-Set 2018) Trimestre sem grandes alterações na tabela de posições. Facturações da empresas mantiveram-se constantes assim como os registos de clientes. Aconteceram alguns eventos e convenções que estivemos presentes e com os dados que conseguimos recolher e nos foram facultados por algumas empresas, elaboramos o presente Ranking.