PLANOS DE MARKETING

Um dos factores que tem mais impacto no modelo de Venda Directa / Marketing Multinível é o seu "Plano de Compensação". Como funcionam os diferentes planos de compensação? É o que iremos tentar responder já de seguida.



PLANO DE COMPENSAÇÃO DE PAGAMENTOS OU RUPTURAS - [Stairstep / Breakaway]

O plano de compensação escalonado ou gradual é o mais antigo, usado por uma percentagem limitada de empresas multinível que estão na indústria há muitos anos. Por esse motivo, as empresas que acabam de entrar na Venda Directa, não se arriscam a adoptar este plano de remuneração, pois é adequado à venda de produtos e não à criação de redes consumo / distribuição.

É caracterizado por ter alguma limitação em profundidade e aberta ao número de pessoas que fazem parte do primeiro nível. Neste plano de remuneração, são diferenciados dois segmentos :

- Ecalonado, frontal (Stairstep): Uma vez que a equipe (upline e dowlines) cresce em número de pessoas, o Upline vai ter mais benefícios e de desconto líquido na compra de produtos.

Geralmente, há 3 ou 4 incrementos para posições de classificação mais altas (em ladder) que podem ser alcançadas por meio do cumprimento de um volume maior de vendas. Todos os distribuidores da linha descendente de "Distribuidor Upline" fazem a sua "equipa" pessoal e "volume de vendas pessoais" que somados ajudam o "Distribuidor Upline" gradualmente, escala (Stairstep) para posições de cada vez maior pontuação.

- Ruptura, de volta (BreakAway): Neste ponto (maior volume de vendas), quando o distribuidor escala progressivamente, a quebra entra em acção. Quando um Distribuidor obtém um BreakAway, o seu grupo de downlines irá acompanhá-lo, bem como o seu volume de vendas.



PLANO DE COMPENSAÇÃO DA UNINIVEL (UNILEVEL)

O plano de compensação Uninivel, também conhecido como Unilevel, começou a ser implementado por várias empresas de MMN nos anos 80. Hoje, e de acordo com as estatísticas, esse tipo de plano de compensação é usado por aproximadamente 35% das empresas de MMN.

O plano de compensação Uninivel tem uma "largura ilimitada" e "profundidade finita". Devido à impossibilidade de ser capaz de desenvolver uma rede downline suficientemente ampla, os distribuidores irão criar a sua linha de frente o mais ampla possível.

Profundidade, por outro lado, refere-se ao líder e à sua equipe, patrocinando outras pessoas e adicionando-as aos diferentes níveis em que a rede será expandida. Inicialmente, os níveis, podem variar de empresa para empresa, sendo geralmente incluídos entre 3 e 7.

Além disso, os benefícios que um Networker pode obter do volume gerado nos diferentes níveis que estão abaixo dele, podem ser aproximadamente 2% e 5% aproximadamente, vistos como renda residual.

Evolução - plano de compensação híbrido Unilevel

Profundidade infinita

Compressão dinâmica

Bónus início rápido

Bónus excedente

Bónus de geração



PLANO DE COMPENSAÇÃO BINÁRIA HÍBRIDA (BINARIO UNINIVEL)

É o plano de compensação mais moderno e é usado pela maioria das empresas hoje em dia.

Este plano refere-se a uma estrutura de marketing de rede cuja premissa é limitar a largura a duas frentes ou equipas. Em vez de limitar a profundidade, limita em termos de lucros.

Há quem pense que é injusto receber pela equipa mais fraca e não pelo total, mas este modelo promove 100% o trabalho de equipa. É um plano sinérgico e catalogado como um dos mais lucrativos, atendendo ao seu nível de profundidade infinita, bem como o de patrocinado. É isso mesmo, você pode levar os convidados que quiser para a sua equipe e todos vão trabalhar lado a lado consigo, graças à alavancagem que é formada neste tipo de plano, pois todas as contas e consumos, geraram rendimento para si,

Neste plano de compensação binária, busca-se um equilíbrio entre as duas pernas (equipas) direita e esquerda, levando em conta que aproximadamente entre 10% e 20% da equipa mais fraca é paga.

Pagamento por rotatividade de equipamentos

Pagamento semanal

equilibrador ou bónus de geração

Bónus de equipa

Bónus início rápido

Bónus de classificação antecipada



MATRIZ OU PLANO DE COMPENSAÇÃO DE MATRIZ FORÇADA

Como o plano de compensação escalonado ou desmembrado, a matriz ou matriz forçada é uma das mais antigas na indústria de marketing multinível. Surgiu nos anos 80 e perdeu validade e popularidade pelas suas limitações.

Como o próprio nome sugere, é baseado na formação de uma matriz com várias dimensões. Exemplos: matrizes de 2x9, 2x12, 3x9, 4x7, 5x7, 7x2, etc, o primeiro parâmetro é a largura da matriz e o segundo a profundidade ou o número de níveis que pode ter abaixo de parâmetro.

Considerando uma das matrizes mais comuns (5x7), o número de pessoas que poderiam ser alocados é de 97.655, completando toda a matriz com o número máximo de patrocinadores.

Outra característica importante é o "spill-over". Uma vez que um "upline Distribuidor" regista o número máximo de distribuidores que é permitido no primeiro nível (Exemplo 5), todos os novos distribuidores patrocinados pessoalmente, futuramente vão ser propagados para o seu segundo nível, e, possivelmente, mais níveis de profundamente da matriz. Desta forma, o "Distribuidor de Linha Ascendente" está sempre a ajudar os seus downlines a preencher as posições disponíveis das suas linhas de frente.